Anatomia superficial da face humana. |
Face (do latim facie1 ) é a parte frontal da cabeça, conhecida como rosto, onde se encontram o nariz, olhos, boca, etc. Pode-se atribuir face à
Face (do latim facie1 ) é a parte frontal da cabeça, conhecida como rosto, onde se encontram o nariz, olhos, boca, etc. Pode-se atribuir face à um "lado" de algo ou alguém. Existe uma espécie de linguagem usada para "Face", quando se refere a alguém que possui "personalidade dupla" ou "Duas Caras". (faces)
Índice[esconder] |
A face humana possui diversos músculos, e cada um deles possui uma ou várias funções nela. Na orelha localizam-se os músculos denominados "auricular anterior, auricular Superior e auricular Posterior"2 , que podem ser resumidos como "Músculos auriculares"3 . Na boca se encontram os músculos zigomáticos maior e menor, que têm função de ajudar na movimentação da boca3 , os levantadores do lábio superior, que possuem função de movimentar o lábio para cima2 3 , o bucinador, que atua na mastigação e movimenta as bochechas, o Orbicular da boca, que fecha os lábios, entre outros2 . No nariz, encontram-se os músculos:
Além desses músculos, ainda existem os músculos das pálpebras, que são o 'Orbicular dos olhos'3 , que é dividido em três partes: a orbital, a lacrimal e a palpebral, e tem a função de fechar as pálpebras2 , o 'Corrugador do supercílio', que tem a função de tracionar a sobrancelha2 e o 'Levantador da pálpebra superior', que tem a função de abrir os olhos3 .
A face pode representar sentimentos como quando seus músculos se movimentam para determinada direção ou se contraem4 . Os músculos do terço que se encontram na parte superior da face, como os corrugadores e os procerus são os que realizam os movimentos para representar sentimentos considerados negativos4 . Exemplos de músculos que expressam sentimentos são o 'corrugador do supercílio', que realiza a expressão de sofrimento2 ; o 'depressor do lábio inferior', que realiza a expressão de ironia2 e o 'depressor do ângulo da boca', que realiza a expressão de tristeza2 . Pessoas que possuem a doença conhecida como Parkinson, não conseguem representar sentimentos na face, devido ao fato de seus músculos estarem muito rígidos[carece de fontes].
Durante aproximadamente 3.5 milhões de anos, a face humana sofreu várias mudanças, como a alteração gradual do seu ângulo, que quase alcançou uma posição perpendicular5 . Durante a evolução dos Hominíades a face era menor que a caixa craniana, e ela era vertical6 . Nos primatas do gênero Australopithecus, a face possuia um formato côncavo e a arcada supraciliar era pronunciada6 . A face dos Cro-Magnon é plana6 .
Nos papagaios, quando ocorre uma fratura no bico, precisa-se reconstituir a anatomia da face inteira, pois fraturas tanto no bico quanto na face são graves e podem acabar comprometendo a mastigação deles7 . Dois dos sintomas de doenças respiratórias nessas aves é a perda de penas ao redor da face e os seios nasais (que se encontram na face) ficarem inchados7 . Em 2009 foi relatado um caso de Doença granulomatosa crónica na face de um ser humano de 21 anos, causando a presença de pápula eritemato amareladas e cicatrizes puntiformes atróficas na face8 .