A toxina botulínica tipo A, popularmente conhecida como Botox®, oferece ao paciente a possibilidade de amenizar ou eliminar as rugas de forma quase imediata, promovendo uma aparência jovial. O uso do Botox®, nos dias de hoje, tem aumentado consideravelmente. As pessoas que aderem ao tratamento buscam uma aparência mais jovem e querem se ver livres de rugas ou marcas de expressão que naturalmente deixam um ar mais cansado no rosto.
É uma substância que provoca relaxamento muscular por meio da inibição de uma substância química (acetilcolina) na junção entre o nervo e o músculo (placa neuromuscular). A utilização da toxina botulínica na dermatologia estética iniciou-se na década de 90, proporcionando uma melhora bastante significativa das rugas de expressão por meio de relaxamento de músculos específicos. É um procedimento muito seguro e deve ser aplicado por um médico.
O Botox® é injetado através de uma agulha muito fina em pontos específicos dos músculos responsáveis pelo movimento facial. A diluição da substância é feita com soro fisiológico.
Cerca de 30 minutos.
Imediato. Alguns pacientes podem ficar com pequenos hematomas.
A ação da toxina botulínica inicia-se após 48 horas da aplicação, atingindo seu resultado máximo em até 15 dias. A duração desse resultado é em torno de 6 meses.
É aconselhável não deitar nas 4 horas seguintes à aplicação e não fazer atividade física por 48 horas.
A toxina botulínica tem um efeito preventivo de rugas de expressão. Para alguns pode parecer exagero aplicar em pessoas jovens, mas não é. Se a pessoa faz muita mímica facial, o relaxamento temporário dos músculos proporcionados pela toxina botulínica, acaba diminuindo a movimentação muscular e, consequentemente, perde-se o hábito de contrair partes do rosto responsáveis pelas rugas dinâmicas (de expressão).
O Botox® não se aplica às rugas estáticas, como por exemplo, o “bigode chinês”. Para ver resultados nesses tipos de rugas, o preenchimento é o mais indicado.